Uma abordagem mais inteligente para identificar o desgaste da roda dentada

Tsubaki Smart Tooth Sprocket

Ao longo do tempo, a área de perfil do dente da roda dentada fica desgastada pelo rolo de corrente. A redução na área do perfil do dente da roda dentada pode resultar em mau ajuste e alinhamento, acelerando o desgaste da corrente. Isso pode eventualmente levar à perda de tensão, deslizamento, uma corrente deslocada e tempo de inatividade dispendioso.

“Peças desgastadas que não são substituídas corretamente em tempo hábil causarão uma ‘reação em cadeia’, resultando em danos auxiliares aos componentes conectados, aumento de mão de obra, custos de manutenção mais altos, mais tempo de inatividade não programado e, potencialmente, um produto fabricado inferior”, diz Derek Glugosh, gerente de produtos de roda dentada da Tsubaki.

Uma corrente deslocada pode ser um sinal de que suas rodas dentadas precisam ser substituídas. Você pode ser tentado a remediar essa situação simplesmente encurtando o número de elos na corrente para evitar que a corrente saia. Mas esta é uma correção temporária que aumenta a carga nos rolamentos e acelera o desgaste da corrente. A roda dentada desgastada continuará a danificar a corrente e o equipamento associado até que seja substituída.

Se você não tiver certeza se suas rodas dentadas precisam ser substituídas, aqui estão alguns sinais que podem indicar um problema:

  • Rodas dentadas soltas ou oscilantes no eixo de acionamento, que podem ser causadas por um furo, chave ou eixo desgastado.
  • Desgaste em um lado da placa da roda dentada, o que geralmente indica desalinhamento.
  • Desgaste nas faces de trabalho dos dentes da roda dentada, o que pode ser um sinal de lubrificação inadequada. Observe se há arranhões, galhas, sulcos ou mudanças visíveis na forma do dente, como formas de barbatana de tubarão ou gancho.

As rodas dentadas Smart Tooth® da Tsubaki permitem que os usuários identifiquem facilmente sinais de desgaste e programem a manutenção do sistema de acionamento antes que ocorra uma falha crítica. Os pinos indicadores de desgaste colocados estrategicamente fornecem uma indicação visual de que uma roda dentada ainda está dentro da tolerância de desgaste aceitável ou que precisa ser substituída.

“Quando você considera o custo de substituir outros componentes críticos do sistema de acionamento ou o evento de tempo de inatividade não programado, a implementação das rodas dentadas do Indicador de desgaste da Tsubaki faz sentido”, diz Glugosh. “Ao usar uma roda dentada com pinos indicadores de desgaste estrategicamente colocados nas faces axiais do dente, o técnico de manutenção tem um aviso visual de desgaste excessivo. Ele permite o agendamento de manutenção em vez do uso até a falha”.

A Tsubaki é especializada em projetar e fabricar rodas dentadas de alta qualidade para uma variedade de aplicações e oferece solução de problemas e serviços no local adicionais para evitar problemas como desalinhamento, desgaste excessivo, ruído e muito mais.

Para saber mais sobre as rodas dentadas Smart Tooth, baixe o folheto ou entre em contato conosco hoje mesmo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *