POWER-LOCK® sem chaveta garante conexões de eixo de acionamento mais duráveis

https://chains.ustsubaki.com/category/power-lock-keyless-locking-device

keyway set up

As articulações com chaveta são soluções populares para conectar eixos de transmissão a componentes adicionais da máquina, como engrenagens, polias e rodas dentadas. Embora as articulações com chaveta sejam frequentemente vistas como o padrão da indústria, elas têm várias limitações em aplicações de alto torque.

Entender essas limitações pode ajudar os engenheiros a identificar soluções mais eficazes para suas conexões de eixo de acionamento.

 

Como funcionam as articulações com chaveta

Em uma conexão com chaveta, a “chaveta” é uma peça de aço retangular que se encaixa confortavelmente em entalhes esculpidos, chamados “rasgos de chaveta”, no eixo de acionamento e no cubo de uma roda dentada, engrenagem ou polia. A chaveta efetivamente trava as duas peças e permite que o eixo de acionamento transmita energia e rotação para os outros componentes da máquina.

Problemas comuns com sistemas chaveados incluem fricção e corrosão causada pelo contato metal-metal entre a chaveta e o rasgo de chaveta. Se uma chaveta se encaixar muito frouxamente dentro do rasgo de chaveta, a folga (ou curtos períodos de movimento perdido) pode ocorrer durante a partida, parada ou transmissão de energia durante a operação normal. Se a chaveta se encaixar muito bem dentro do rasgo de chaveta, pode ser difícil removê-la ao longo do tempo, complicando o reparo ou manutenção futura. Tentar corrigir esses problemas regulando o ajuste do rasgo de chaveta é tedioso e pode ser caro.

problemas de configuração do rasgo de chaveta

 

Os rasgos de chaveta também criam um ponto de tensão adicional no conjunto de transmissão de potência, o que reduz a resistência do eixo e a capacidade de transmitir torque. É por isso que os sistemas com chaveta não são ideais para cargas de choque ou impacto, onde o alto torque é aplicado em explosões repentinas e curtas.

 

Alternativas para articulações chaveadas

Outros sistemas populares de conexão do eixo de transmissão incluem ajustes de interferência, também conhecidos como ajustes de pressão. Em um ajuste de interferência, o eixo de acionamento e o cubo são conectados por duas peças de encaixe apertadas que são mantidas juntas por atrito uma vez empurradas juntas. A conexão também pode ser soldada para maior estabilidade. No entanto, os ajustes de interferência também têm limitações porque impedem que os operadores possam remover facilmente o eixo do cubo para manutenção ou substituição.

 

dispositivo de trava sem chavetadispositivo de trava sem chaveta

 

Um sistema POWER-LOCK® sem chaveta pode resolver muitos desses desafios de engenharia e manutenção. A Tsubaki oferece um dispositivo POWER-LOCK sem chaveta que depende da pressão concêntrica da superfície para fixar engrenagens, rodas dentadas e outros componentes de acionamento a um eixo.

Benefícios de um sistema POWER-LOCK sem chaveta

A conexão POWER-LOCK sem chaveta é durável e não é afetada pela reversão ou impacto da carga torsional, o que pode danificar as chavetas e as conexões do rasgo de chaveta. O POWER-LOCK da Tsubaki também pode suportar cargas axiais, onde a força é aplicada através do eixo da conexão eixo-cubo. Aplicações típicas com essas forças incluem tabelas de indexação e engrenagens cônicas.

 

O POWER-LOCK também é fácil de instalar: simplesmente deslize o dispositivo na posição e aperte os parafusos de acordo com o manual de instruções. Os componentes podem ser desmontados com a mesma facilidade, com a maioria dos modelos capazes de serem desmontados e reinstalados 10 vezes, portanto, a manutenção ou substituição de peças desgastadas é mais simples e rápida do que com outros métodos de conexão.

Power-Lock da Tsubaki

Você também pode eliminar a necessidade de usinagem demorada de chavetas e rasgos de chaveta com POWER-LOCK. Nenhum metal precisa ser removido do eixo para instalar o POWER-LOCK, para que a resistência do eixo possa ser mantida em seu diâmetro original. Isso é especialmente importante para aplicações de eixo oco e aplicações de eixo longo e pesado.

Para saber mais sobre o sistema POWER-LOCK sem chaveta da Tsubaki, clique aqui ou entre em contato conosco hoje para solicitar informações específicas da nossa equipe.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *