Tipos de rodas dentadas

 

Rodas dentadas são rodas resistentes com dentes que travam em uma corrente. À medida que a roda dentada gira, os dentes agarram a corrente e movem outras partes que se interligam com a corrente. Esta série sequencial de operações permite o movimento rotacional simples e controlado de equipamentos e máquinas maiores.

Rodas dentadas

Rodas dentadas são muitas vezes feitas de metal ou plásticos reforçados que podem suportar a força de mover a corrente. Esses componentes são frequentemente comparados com engrenagens, que compartilham um design semelhante em forma de roda com os dentes. Ao contrário das engrenagens, que se interligam para transferir movimento rotacional, as rodas dentadas só interagem diretamente com diferentes tipos de correntes. Em vez de um sistema de engrenagens, a maioria dos sistemas de rodas dentadas e corrente funciona de maneira semelhante aos conjuntos de corrente de bicicleta, que é em si um conjunto de roda dentada leve e corrente.

As rodas dentadas são peças altamente especializadas que são fabricadas para se ajustarem precisamente a correntes específicas e lidar com cargas específicas. As rodas dentadas precisam atender às especificações rigorosas em relação a fatores como:

  • Tamanho
  • Dimensões
  • Diâmetro
  • Largura e profundidade dos dentes

A menos que a roda dentada seja o ajuste certo para o sistema existente, ela não pode girar a corrente corretamente e os mecanismos deslizam ou se prendem. Rodas dentadas incorretamente escolhidas também podem quebrar. Elas vão desenvolver desgaste e os dentes vão lascar ou quebrar. Rodas dentadas que se encaixam em suas correntes, por outro lado, podem durar muito tempo sem quebrar, mesmo em aplicações de sistemas de transportador pesados.

Especificações importantes para rodas dentadas

infográfico de especificações da roda dentadaOs conjuntos da roda dentada são feitos de dois componentes principais: a roda dentada e a corrente. Se ambas as peças não se complementarem, o sistema não funcionará corretamente. Há uma ampla seleção de fatores a se ter em mente ao selecionar rodas dentadas de substituição ou projetar novos conjuntos de rodas dentadas e correntes, como:

Tipo

Diferentes tipos de rodas dentadas têm cubos diferentes. Um cubo é a espessura adicionada em torno da placa central de uma roda dentada que não inclui os dentes. Existem quatro tipos principais de rodas dentadas, conforme estabelecido pelo American National Standards Institute (ANSI):

  1. Rodas dentadas tipo A, que são apenas a placa sem espessura ou cubos adicionados.
  2. Rodas dentadas tipo B, que têm um cubo em um lado.
  3. Rodas dentadas tipo C, que possuem cubos de igual espessura em ambos os lados da placa.
  4. Deslocamento do tipo C ou rodas dentadas do tipo D, que também têm dois cubos. No entanto, cada cubo tem uma espessura diferente, tornando a roda dentada assimétrica.

Os diferentes tipos permitem diferentes aplicações. As rodas dentadas tipo A e B se encaixam confortavelmente em equipamentos, por exemplo, enquanto as rodas dentadas tipo C são geralmente maiores e precisam de mais espessura para suportar o peso.

Diâmetro primitivo

Para a corrente: O passo refere-se à medição de uma corrente do centro do pino do rolo ao centro do pino do rolo, que é semelhante à medição da distância entre os pontos de interconexão em uma corrente.

Para a roda dentada: Os diâmetros da roda dentada são medidos de três maneiras:

  1. Diâmetro inferior, ou o diâmetro dos pontos mais baixos entre os dentes em rodas dentadas com números pares de dentes
  2. Diâmetro externo, que mede a partir do ponto mais alto dos dentes da roda dentada
  3. Diâmetro do passo, que cai entre os dois onde os dentes mordem a corrente. Esta medição determina se uma roda dentada é um bom ajuste para as peças da corrente correspondente.

 

Número de linhas

As linhas são as fileiras de dentes ao longo da circunferência de uma roda dentada. Muitas rodas dentadas comuns são de linha simples. Outras rodas dentadas podem ter rodas dentadas duplas ou triplas que podem agarrar duas ou três correntes ao mesmo tempo. Correntes de múltiplas linhas podem conduzir maior torque e potência a partir de um eixo central comum.

linhas de roda dentada

Diâmetro de calibre

O diâmetro de calibre é semelhante ao diâmetro inferior. Ele mede o diâmetro através da placa de uma roda dentada sem incluir os dentes. Quando os operadores estão substituindo as rodas dentadas com dentes desgastados e quebrados, o diâmetro de calibre pode ser a única maneira de identificar as dimensões da roda dentada.

Diâmetro do cubo

O diâmetro do cubo mede o diâmetro do cubo (a espessura adicional ao longo da placa em torno do furo central) em rodas dentadas Tipo B e Tipo C.

Comprimento através do furo (LTB)

Esta é a espessura da roda dentada e pode ser medida da borda externa do cubo até a borda externa do cubo oposto através do furo central nas rodas dentadas Tipo C. Nas rodas dentadas Tipo B, o Comprimento através do furo (LTB) é da borda externa do cubo até a borda externa no lado oposto da placa.

O LTB nas rodas dentadas Tipo A é simplesmente a espessura da placa através do furo. Esta informação determina, ou é determinada, pelo comprimento do eixo rotativo. Medidas maiores do LTB tendem a indicar maior durabilidade.

Passo do dente

As rodas dentadas podem ter dentes largos ou estreitos, dependendo do comprimento do passo nas correntes que devem corresponder. Correntes com um grande diâmetro de passo geralmente exigem rodas dentadas com dentes igualmente grandes, enquanto correntes com comprimentos menores entre centros de pinos de rolos precisam de dentes menores. O passo do dente refere-se ao número de dentes por polegada.

Tamanho do orifício

O orifício da roda dentada é o orifício através do centro da roda dentada através do qual o eixo de transmissão passa. Conhecer o diâmetro do eixo garante que a roda dentada selecionada não tenha um orifício de roda dentada muito pequeno ou muito grande para caber sem inclinar ou deslizar.

Orifícioproteção contra choque

Número de dentes

O número total de dentes em uma roda dentada é uma medida importante. A circunferência da roda dentada, o número de dentes e o passo do dente devem ser cuidadosamente selecionados para que a roda dentada seja o ajuste certo para o passo da corrente e o próprio equipamento.

Opções adicionais

Fatores além do tamanho e do número de dentes podem ser igualmente importantes ao selecionar novas rodas dentadas. As rodas dentadas metálicas podem ser tratadas termicamente e endurecidas para suportar condições operacionais extremas.

Conhecer as especificações exatas da corrente e da roda dentada dentro de um sistema pode garantir que as peças de reposição certas sejam projetadas e fabricadas pela primeira vez. O uso das peças certas também mantém os componentes e o equipamento conectado mais seguros contra desligamentos, sobrecargas e deslizamentos.

Tipos de rodas dentadas e aplicações

Existem muitos tipos diferentes de rodas dentadas e conjuntos de corrente. Cada tipo conduz diferentes tipos de máquinas que funcionam em movimento em diferentes aplicações e indústrias. Por exemplo, os conjuntos de roda dentada podem ser encontrados nas seguintes aplicações:

  • Equipamento agrícola e pecuário
  • Equipamento automotivo
  • Máquinas acionadas por corrente, tais como correias transportadoras e outros sistemas de fábrica
  • Polias, eixos e outros equipamentos de transmissão de potência
  • Veículos, como bicicletas e motocicletas

Existem muitos tipos diferentes de rodas dentadas, incluindo:

Corrente de rolo

Rodas dentadas de corrente de rolo são o tipo mais comum de roda dentada. Elas operam ao longo de correntes formadas por rolos interligados por pinos. Estas correntes formam as lacunas em que os dentes da roda dentada se encaixam, a fim de transferir energia de movimento. Elas são mais frequentemente usadas em equipamentos de transmissão.

Passo único e duplo

Rodas dentadas de passo único têm dentes espaçados que permitem que os pinos de rolo da corrente caiam em cada dente. Rodas dentadas de passo duplo têm dentes que são espaçados para que os pinos caiam em todas as outras lacunas. Elas são usadas em sistemas de transporte que requerem colocação precisa do produto.

Rodas dentadas Smart Tooth®

As rodas dentadas indicadoras de desgaste patenteadas da Tsubaki (Smart Tooth®) têm pinos indicadores de desgaste em um ou mais dentes da roda dentada que fornecem indicação visual de que a roda dentada ainda está dentro da tolerância de desgaste permitida ou que precisa ser substituída. Este tipo de roda dentada evita que a corrente quebre, pois fornece a capacidade de identificar e programar a manutenção do sistema de acionamento antes que ocorra uma falha crítica do componente.

Rodas dentadas Smart Toothdesgaste da corrente da roda dentada

Tambor

As rodas dentadas de tambor são rodas dentadas grossas que se concentram na redução da pressão de contato através do aumento da área da superfície. Os dentes, a placa e o(s) cubo(s) são muito mais largos para reduzir o desgaste. Essas rodas dentadas são comumente usadas para aplicações pesadas e industriais.

Rodas dentadas em tamborRodas dentadas em tambor

Divididas em aço

Muitas rodas dentadas devem ser instaladas afrouxando a corrente, colocando a roda dentada e reapertando a corrente. No entanto, as rodas dentadas divididas em aço têm duas partes separadas que são divididas pelo centro e aparafusadas de volta, facilitando a instalação em um sistema existente.

Polia

Se um sistema tiver uma corrente longa, ele pode se tornar frouxo em torno de eixos não ajustáveis ou em longas rotas de corrente em torno de obstruções. Essas rodas dentadas com engrenagem louca podem impedir a distribuição desigual de carga ao longo da corrente e impedir qualquer potencial chicoteamento da corrente.

Com bucha

Esses sistemas possuem suportes adicionais, como chumbadores, para garantir que o flange adira à roda dentada. Os sistemas da indústria que transportam cargas pesadas geralmente exigem rodas dentadas com buchas.

Sobre a Tsubaki Brasil

A Tsubaki Brasil é a líder mundial na fabricação e no fornecimento de produtos de controle de movimento e transmissão de potência e é uma subsidiária da Tsubakimoto Chain Company, com sede no Japão. Com mais de 100 anos de experiência em fabricação, a Tsubaki se orgulha da excelência em qualidade, confiabilidade e atendimento ao cliente e se esforça para ser o fabricante que fornece o melhor valor geral aos clientes.

A Tsubaki Brasil é especializada em projetar e fabricar rodas dentadas de alta qualidade. Nossos serviços incluem:

  • Fabricação de rodas dentadas que estão em conformidade com as normas ISO 9001
  • Aplicações de acabamento opcionais, como tratamentos térmicos e endurecimento
  • Instalação de rodas dentadas e conjuntos de corrente
  • Solução de problemas e serviços de instalação reparadora para evitar problemas como desalinhamento, desgaste excessivo e ruído e muito mais.

A Tsubaki Brasil também cria e instala rodas dentadas de tambor para serviços pesados e outros conjuntos de rodas dentadas.

Fontes adicionais

Para saber mais sobre as rodas dentadas, as configurações certas para sua instalação e como manter os sistemas de rodas dentadas em condições ideais, leia mais sobre nossos recursos, incluindo:

  • Nosso Blog da Tsubaki, que tem guias úteis para proteger, projetar e implementar sistemas de rodas dentadas
  • Nossa biblioteca de Recursos técnicos inclui vídeos de plantas, vídeos de instruções e outras ferramentas úteis
  • Nossa biblioteca de Literatura inclui folhetos e catálogos.

As rodas dentadas podem ajudar os sistemas de movimento acionados por correntes elétricas que transportam cargas pesadas. Escolher a roda dentada certa faz com que os sistemas funcionem sem problemas sem danificar ou desgastar o equipamento. Para escolher ou projetar as rodas dentadas certas, é importante conhecer as especificações das rodas dentadas e correntes no sistema, bem como informações sobre o tipo de montagem.

Entre em contato conosco hoje mesmo com os detalhes do seu projeto para receber uma cotação gratuita.

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